domingo, novembro 11, 2007

Cacilhas, simplesmente.

A sessão de lançamento do livro Cacilhas: a gastronomia, a pesca e as tradições locais, foi um êxito, como podem ver pelas fotografias.

Da lição de história feita pelo apresentador, Luís Bayó Veiga, à troca informal de memórias de Fernando Barão, à descrição empenhada de Luís Milheiro (estes dois últimos, co-autores da obra referida), até às palavras emocionadas de José Maia (Presidente da Assembleia Municipal de Almada) e ao discurso de encerramento proferido por Carlos Leal (Presidente da Junta de Freguesia, responsável pela edição do livro, que contou com o apoio da SCALA), passaram-se uns agradáveis momentos de confraternização, percorreu-se o passado desta terra, sobretudo (ou não fosse essa a temática em apreço), mas sempre de olhos postos no presente e o coração virado para o futuro de Cacilhas.

Mais notícias no Casario do Ginjal (o blog do Luís Milheiro):
Contracapa
A história de Cacilhas em livro
Leitaria Estrela do Sul
O Tejo e a pesca
Teresa Salgueiro e o Ginjal

quinta-feira, novembro 08, 2007

Novo Livro Sobre Cacilhas


No próximo dia 10 de Novembro será lançado no auditório da Escola Cacilhas-Tejo, pelas 16.00 horas, o livro “Cacilhas – A Gastronomia, A Pesca e as Tradições Locais”, da autoria dos nossos companheiros, Fernando Barão e Luís Alves Milheiro, uma edição da Junta de Freguesia de Cacilhas com o apoio da SCALA.
A obra será apresentada pelo nosso associado Luís Filipe Bayó Veiga.
Este livro recupera parte da história dos últimos dois séculos nesta localidade ribeirinha, abordando a evolução histórica da pesca, da restauração, inserindo-as no contexto local, destacando a sua importância. Também são evocadas as tradições mais importantes da Freguesia de Cacilhas e também algumas personagens locais singulares.
Além deste livro estar bem organizado, oferece-nos imagens extremamente belas e curiosas desta bonita terra.

Apareçam!

quarta-feira, novembro 07, 2007

Amanhá há Teatro na Tertúlia


As "Tertúlias do Dragão" passaram da terça para a quinta-feira, numa tentativa de reanimar este espaço de convívio e diversão.

O tema são as "teatrices", com vários "sketchs" dos nossos actores e actrizes, previamente ensaiados...

Não faltem!