quarta-feira, fevereiro 29, 2012

O Tejo na "Tertúlia do Dragão"



O excelente livro-álbum do professor Manuel Lima, "O Tejo, da nascente... à foz", é a base da "Tertúlia do Dragão", que se realiza amanhã, no café almadense, "Dragão Vermelho", organizada pela SCALA.

Além da obra editada pela Plátano ser muito boa, pela história que contém e também pelas fotografias que nos oferece, a projecção multimédia preparada pelo professor Manuel Lima, não será inferior. Até por ele ser um extraordinário comunicador.

Se puderem apareçam!

sábado, fevereiro 25, 2012

A Poesia Vadia na Oficina de Cultura


A Oficina de Cultura recebe hoje, às 17 horas, a habitual sessão de "Poesia Vadia", organizada pelos "Poetas Almadenses, com o apoio da SCALA.

Aproveitamos da melhor maneira a realização da Festa das Artes da SCALA para trazer ao centro da Cidade esta forma livre de sentir e dizer poesia.

domingo, fevereiro 19, 2012

Maria Manuel Pires de Parabéns


A nossa associada Maria Manuel Pires participou na exposição internacional organizada pela "Galeria Aberta", intitulada, "1ª Arte Expo Montemor-o-Velho", onde estiveram 40 pintores de vários países e foi galardoada com o "Diploma de Medalha de Ouro", com a sua obra, "Renovação".

A SCALA endereça-lhe os parabéns, orgulhosa.

Assembleia Geral da SCALA


(Clicar para aumentar)

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Os Nossos Artistas


A Festa das Artes da SCALA tem um recorde de participações, na sua décima oitava edição, 38 artistas que se repartem pelo artesanato, a escultura, a fotografia, a ilustração e a pintura.

Falta o nome da Flor no folheto, porque quando confirmou a sua participação, já o folheto estava na tipografia...


(clique para aumentar...)


Convite


É já no próximo sábado, dia 18 de Fevereiro, às 16 horas, que será inaugurada a Festa das Artes da SCALA, a 18ª exposição anual, unicamente com obras dos nossos associados, na Oficina de Cultura, Almada.

Encontraremos nesta mostra de arte obras de artesanato, escultura, fotografia, ilustração e pintura. Como de costume, também haverá um espaço com as obras literárias que temos editado, ao longo dos nossos dezoito anos de vida.

domingo, fevereiro 12, 2012

Um Bom Começo


"À Descoberta de Florbela Espanca" foi um belo momento de convívio, de saber e de poesia, graças a Nogueira Pardal e às duas dezenas de pessoas que escolheram passar parte da tarde de ontem na loja "Doces da Mimi", na estreia destas palestras mensais, que serão sempre subordinadas a um autor e à sua obra.

Podemos desde já adiantar que a próxima decorre a 10 de Março e terá como convidado Fernando Barão, que leva-nos "À Descoberta de Miguel Torga".

sábado, fevereiro 11, 2012

À Descoberta de Florbela Espanca


Inicia-se hoje um conjunto de palestras literárias (mensais), onde um convidado irá abordar a vida e obra de alguém ligado às artes e letras, na loja "Doces da Mimi" (rua da Liberdade, nº 20), que pretende tornar-se a curto prazo um local de referência cultural da nossa cidade, e claro, da SCALA.

"À Descoberta de...", não podia começar melhor, já que tem como convidado o poeta alentejano, Nogueira Pardal, que nos irá falar da sua conterrânea, Florbela Espanca.
A palestra começa às 16 horas. 

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Ainda o Lançamento-Homenagem ao Prof. Silva Marques


Foi com grande satisfação que a SCALA participou no lançamento do livrinho, "Eu e Almada em Quadras Soltas", no dia 4 de Fevereiro (sábado à tarde), que encheu a Sala Pablo Neruda, do Fórum Romeu Correia.

Depois das intervenções emocionadas da mesa, por parte de Luís Milheiro (em nome da nossa associação), Reginaldo Rodrigues de Almeida (autor do prefácio), António Matos (genuíno a recordar a influência do professor no seu crescimento como atleta...), prof. Silva Marques (a agradecer e a abraçar todos os amigos com as suas palavras) e José Manuel Maia (brilhante, mais uma vez, como desenhou o percurso do professor em Almada...), foi a vez de todos os amigos que estavam na plateia, agradecerem e recordarem as suas memórias com o professor, quer na escola Emídio Navarro, quer nas aulas do Ginásio Clube do Sul.

Foi bom assistir a este agradecimento,  de braços abertos, de Almada, a um Homem, que se entregou de coração e alma, à causa da educação física nas escolas, tendo defendido como muitos poucos, o Desporto Escolar no nosso país.

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Ernesto Silva e as Artes e Letras


A "tertúlia do Dragão" da passada quinta feira recebeu como convidado, Ernesto Silva, poeta e barrista algarvio, que além de nos ter falado da sua experiência artística, ainda nos deliciou com a declamação de vários poemas da sua lavra, bem secundado por outra poetisa algarvia, Maria Gertrudes Novais, que fez a sua apresentação.

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

É Amanhã


É amanhã o lançamento do livro, "Eu e Almada em Quadras Soltas", do prof. Silva Marques, às 16 horas, na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia.

Apareçam!