quinta-feira, março 31, 2016

A SCALA já Tem Sede!


No final da tarde de 28 de Março os nossos presidentes da Mesa da Assembleia Geral e da Direcção, Luís Milheiro e Maria Gertrudes Novais, receberam das mãos do senhor Presidente do Município de Almada, Joaquim Judas, na presença da senhora vereadora Maria do Carmo Borges, as chaves do edifício onde irá funcionar a nossa sede social e as nossas instalações culturais.

Ficámos muito agradados com os últimos desenvolvimentos, com a vontade do senhor Presidente e da senhora Vereadora em resolverem todo este processo que já se arrastava há mais de três anos.

Para quem ainda não tem conhecimento, foi-nos cedida a antiga "Delegação Escolar", onde nos últimos anos funcionou a sede da USALMA e da APCA, que fica situada entre a Escola Conde Ferreira e o Teatro António Assunção (a caminho do Seminário de Almada).

Nos próximos tempos iremos fazer algumas obras de beneficiação do espaço, necessárias para que ele fique mais acolhedor para recebermos todos os associados e amigos da SCALA durante as nossas actividades.

Foi sem qualquer dúvida uma boa prenda dada pelo Município à SCALA no mês em que completámos 22 anos de vida cultural no nosso Concelho.

(Fotografia de Luís Eme)

quarta-feira, março 23, 2016

O Dia Mundial da Poesia no Cine-Incrível


A SCALA e a Alma Danada comemoraram o Dia Mundial da Poesia na noite de 21 de Março, no "Cine-Incrível" com alegria na 6ª Festa da Poesia de Almada.


Num ambiente descontraído e de amizade os poetas da SCALA e alguns amigos das  Universidades Seniores Dom Sancho I e USALMA e também de O Farol, fizeram da poesia a Rainha da Noite. Rainha que foi abraçada e aclamada por todos os presentes, dos quais destacamos ainda uma convidada especial, a vereadora Maria do Carmo Borges, que muito nos honrou com a sua presença.

(Fotografias de Gena Souza)

terça-feira, março 22, 2016

O Caderno de Poemas dos Poetas da SCALA


Como tem acontecido nos últimos anos a SCALA editou um pequeno caderno com poemas de alguns dos seus autores e com um óleo de D´Souza a ilustrar a capa. 

Eis os nomes dos poetas que participaram na iniciativa: Abrantes Raposo, Alberto Afonso, Américo Morgado, Aníbal Sequeira, Clara Mestre, Fernando Barão, Laura Guinot, Luís Alves, Luís [Alves] Milheiro, Maria Amélia Cortes, Maria Gertrudes Novais, Nogueira Pardal, Erick [d’Souza].

segunda-feira, março 21, 2016

Almada Festeja Hoje a Poesia


A SCALA e a Alma Danada organizam hoje a "6ª Festa da Poesia de Almada" no Cine-Incrível", na rua Capitão Leitão, nº 1, Almada, às 21 horas.

Apareçam!

(Fotografia de Luís Eme)

quinta-feira, março 17, 2016

Festejar a Poesia e a Primavera


O Farol e a ARPIFC organizam na tarde de 21 de Março o "Concerto da Primavera", em Cacilhas.

Entre os cinco poetas em destaque, encontram-se dois scalanos, Maria Gertrudes Novais e Nogueira Pardal.

segunda-feira, março 14, 2016

O Almoço de Aniversário


A SCALA comemorou ontem o seu 22.º aniversário com o seu já tradicional almoço entre sócios e amigos da nossa Associação.

Relevamos a presença de dois dos nossos sócios fundadores, os escritores e associativistas sempre jovens, Fernando Barão e Diamantino Lourenço.

(fotografia de Gena Souza)

terça-feira, março 08, 2016

A Mulher e a Poesia Enaltecidas por Alexandre Castanheira


No passado domingo as mais de duas dezenas de pessoas que apareceram na Oficina de Cultura ficaram deliciadas com o recital do professor Alexandre Castanheira, dividido em três partes: "A Mulher na Poesia Portuguesa"; "As Mulheres Poetas"; "As Mulheres de Quem os Poetas Homens Falam".

A proximidade do Dia da Mulher e também a vontade do palestrante acabaram por ser determinantes para esta escolha.


Mas não pensem que este recital foi só poesia, a componente histórica esteve sempre presente. Até para se situar a mulher no panorama social e cultural, pois todos sabemos que só há pouco mais de cem anos é que a mulher se pôde emancipar como criadora e também como declamadora de poesia.

Foi uma bonita maneira de se fechar a Festa das Artes da SCALA.

sábado, março 05, 2016

A Possibilidade de se Escolher um Recital ou uma Palestra...


Amanhã. às 16 horas, a Oficina de Cultura recebe a visita do prof. Alexandre Castanheira, que nos oferece a possibilidade de escolhermos uma palestra ou um recital de poesia da sua autoria.

A palestra é: "A Criança na Obra de Romeu Correia e Soeiro Pereira Gomes"; o recital poético é: "A Mulher na Poesia Portuguesa, as Mulheres Poetas e as Mulheres de quem os Poetas Homens Falam".

Ou seja, dois temas extremamente importantes que podem ser escolhidos por quem aparecer.

É no mínimo mais um atractivo para se estar  presente, nesta acção cultural que encerra a nossa Festa das Artes da SCALA de 2016.

quinta-feira, março 03, 2016

A SCALA Associa-se à Homenagem a Sérgio Malpique


A SCALA associa-se à Homenagem a Sérgio Malpique, na passagem do Centenário do seu Nascimento, que se realiza no próximo sábado.

Acrescentamos que ele está biografado nas obras, "Desportistas Almadenses" (1975) do nosso sócio fundador, Henrique Mota, e "Francisco Bastos, António Calado e a JACA" (2009), do também nosso sócio e dirigente, Luís Alves Milheiro.