domingo, maio 20, 2012

A Apresentação do caderno de "foto-poesias"



A sessão de apresentação do caderno, "foto-poesias", de Alberto Afonso e Luís Milheiro, correu muito bem, num ambiente de grande familiaridade e amizade, que até fez com que alguns poemas fossem lidos três vezes, por pessoas diferentes. E ganhámos mais uma "declamadora", a Gena Souza, que se estreou e muito bem.

Transcrevemos com a devida vénia parte do texto de apresentação da autoria de Ermelinda Toscano.

«(...) Não se deixem enganar pela simplicidade da capa e até da encadernação deste artesanal caderno de foto-poemas, pois a verdadeira beleza esconde-se, quase sempre, por detrás das coisas simples e não das mais sofisticadas que, amiúde, nos aparecem demasiado maquilhadas para disfarçar a falta de substância. Ao contrário, neste livro, a linguagem é acessível, seja a visual ou a escrita, e a mensagem facilmente percetível.
 Alberto Afonso e Luís Milheiro estão em perfeita simbiose e completam-se de forma igualmente perfeita. Usando estilos semelhantes na captação das imagens, é na escrita que deixam transparecer a sua individualidade, embora comunguem ambos de um mesmo tipo de redação: sem máscaras, onde as palavras aparecem despidas de complexas definições e assim desnudadas se deixam por nós interpretar livremente:
Alberto Afonso procura tudo explicar, numa necessidade de expor os seus sentimentos de forma aberta, transparente e o mais completa possível para que não restem equívocas a quem o lê. Luís Milheiro mais contido, sintético, usando cada palavra como uma pista para nos deixar voar o pensamento.
 Temos, assim, um misto de palavras e imagens poéticas que vos irá surpreender pelo conteúdo: sem subterfúgios, os autores apresentam-nos um conjunto de 10 foto-poemas de Almada e outros tantos de Cacilhas, trocando entre si a autoria da mensagem visual e da palavra escrita numa união que se revela profícua pela empatia que gera entre a obra e o leitor.(...)»



Sem comentários: