quarta-feira, novembro 18, 2015

A SCALA, as Exposições e a Cultura em Almada


Como noticiámos por aqui, no sábado o "Cine-Incrível" acolheu um encontro entre dirigentes e artistas, que teve como motivação principal a auscultação dos Scalanos sobre o nosso futuro próximo, sobre as dificuldades que estamos a passar, por vinte e um anos depois continuarmos sem um espaço próprio para fazer Cultura.

Também informámos todos os presentes que o Município de Almada afastou qualquer possibilidade de ocuparmos o espaço que até aqui funcionou como secretaria da USALMA (ao lado da Escola Conde Ferreira), com o argumento de que já tinha destino, depois de efectuarmos o pedido por e-mail.

Desiludidos com mais uma resposta negativa, informámos o representante da Câmara que iríamos estar atentos ao tal destino. E que esperávamos que não acontecesse o mesmo que ao teatro, ali mesmo ao lado, que esteve anos e anos abandonado, e com tantos grupos de teatro de Almada sem espaço para ensaiar e representar...

Mas vamos lá ao encontro, mais uma vez pouco participado (os artistas gostam mais de pintar e fotografar que de falar...).

Além dos dirigentes, contámos também com a presença de Jorge Nuno, Maria Manuel e Aníbal Sequeira.

Foram apresentadas propostas com muito interesse, que noutra cidade qualquer seriam bem acolhidas, mas não em Almada. Pelo menos é o que nos dizem experiências anteriores, como foi explicado pelo Américo. Dizemos isto porque algumas  das ideias que surgiram já foram apresentadas sem resultados práticos (falta de interesse e apoio do Município...),  

Vamos ver se em 2016, se inicia o ano com uma nova dinâmica e vontade de fazer coisas novas, de bater a portas que ainda não se bateram, de entidades privadas e de instituições sem a chancela do Poder Local.

Sem comentários: