sexta-feira, setembro 25, 2020

Abrantes Raposo (1934 - 2020)


A SCALA ficou ontem mais pobre, com o desaparecimento de mais um dos seus fundadores, José Abrantes Raposo, que teve uma passagem bastante meritória pela cultura, pelo associativismo e pela política almadense.

Além de ser um dos 15 fundadores da SCALA foi presidente de Direcção no biénio 1996/97 (exerceu ainda outros cargos, como vice-presidente Administrativo, vice-presidente Cultural, presidente do Conselho Fiscal) e um sócio bastante activo e apaixonado pela Colectividade que ajudou a fundar, enquanto teve forças para isso.

Encadernador de profissão, a sua oficina foi durante anos a "Sede Provisória" da SCALA e também local de encontro de amigos, com quem falava de livros (uma das sua maiores paixões...), do associativismo e de tudo o que aparecesse a meio da conversa.

Foi uma das figuras centrais da "Tertúlia do Repuxo" e autor de mais de uma dezena de obras de poesia e ensaio histórico (destacamos as biografias de Elias Garcia - da qual é co-autor - e  do pintor Manuel Henrique Pinto e também "Gente de Letras com Vínculo a Almada - dicionário bio-bibliográfico").

Teve também uma participação política importante a nível local, como militante do PS. Foi deputado municipal e o primeiro Presidente da Assembleia de Freguesia de Cacilhas, que ajudou a criar.

(Fotografia de Luís Eme)

Sem comentários: