sábado, janeiro 14, 2023

A Festa das Artes da SCALA (sempre quis ser isso mesmo, uma Festa)


Ao longo da sua história de quase três décadas de exposições na Oficina de Cultura, a "Festa das Artes da SCALA" (que começou por ser apenas a "Exposição Anual" da Sociedade, até Luís Milheiro sugerir que passasse a ser uma "Festa"...) quis ser um espaço aberto e inclusivo, onde existisse espaço para todas e para todos os amantes das Artes. 

Claro que esta "inclusão" teve alguns abusos ao longo dos anos, com a mostra de várias obras de qualidade duvidosa, que chegaram a provocar várias reações menos positivas. Alguns sócios achavam mesmo que devia haver uma "selecção". Algo que nunca foi bem acolhido pelos responsáveis da exposição (e ainda bem), porque isso iria retirar o espírito festivo do evento e a tal possibilidade de todos os que quisessem, participassem na "Festa". 

Houve mesmo quem deixasse de expor, por achar que os seus trabalhos mereciam "melhor companhia" e acabasse posteriormente por sair da SCALA. Como a nossa Associação nunca foi elitista, não sentiu a falta destes artistas, quase "maiores que o mundo".

Não queremos com isto dizer que alguns sócios não devessem ter um sentido autocrítico mais apurado, percebendo que algumas das obras que criam passam um bocado ao lado da Arte. Mas deverão ser sempre eles a perceber que as suas obras, "estão a mais", no contexto artístico da SCALA e não a organização da exposição.

Estas palavras devem-se ao facto de no próximo mês realizar-se aquela que é já a 28. ª "Festa das Artes da SCALA, com  a inauguração programada para 25 de Fevereiro. 

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


Sem comentários: