quarta-feira, janeiro 28, 2009

Composição Para Um Amigo


Durante a homenagem a Abrantes Raposo foi publicado um pequeno livrinho da colecção Index Poesis (nº 74), intitulado, "Abrantes Raposo, Um Artesão da Cultura", com poemas da autoria de alguns amigos, Alberto Afonso, Alexandre Castanheira, Aníbal Sequeira, Artur Vaz, Fernando Barão, José Nogueira Pardal, Laura Guinot, Luís Milheiro, Maria Gertrudes Novais, Minda e Victor Aparício. Por ter sido uma composição para um amigo, o poema de Aparício fica mesmo à medida deste "post":


COMPOSIÇÃO PARA UM AMIGO

Teclo no computador o poema que não encontro,
Risco na lauda o verso que não tenho,
Por falta de arte e de jeito;
Não encontro as palavras que sinto,
Para recordar os momentos passados,
Na camaradagem dos sonhos e anseios
Que em memória para trás ficaram.

Ferve-me na caneta a saudade da parceria,
Sinto no acaso as palavras que juntámos,
Os sonhos que construímos,
E a raiva do que ficou por dizer.
Na queda amena da vida que resta,
Apenas o elo cristalino da amizade fica,
Até que uma das luzes se extinga docemente.

Depois, pode ser que um de nós
Pegue na chama viçosa de amigo,
E a guarde numa ponta do Universo,
Até que o porvir a esmague secretamente,
E ao pó boreal tudo regresse;
Não foi vã a passagem despercebida:
O triunfo da amizade ficará para além do infinito.

Victor Aparício

1 comentário:

Anónimo disse...

obrigado amigos foi um dia que me comoveu muito, não tenho palavras para vos agradecer agradecer tanta amizade
neste momento só me lembra dizer-vos:
Bem Hajam
Abrantes Raposo