domingo, fevereiro 01, 2009

António Gageiro e a Sua Arte



Na passada sexta-feira, às 21.30 horas, foi inaugurada a exposição, "António Gageiro e a Sua Arte", na Sala Pablo Neruda, do Fórum Romeu Correia.

Após a inauguração, foi feita a apresentação do álbum, com o mesmo título, onde é feita uma retrospectiva de toda a obra do artista plástico, falecido exactamente um ano antes desta cerimónia de homenagem.
Estiveram presentes na mesa de honra, João Gageiro, filho do homenageado, Armando Correia, director da Biblioteca Municipal, Artur Vaz, escritor almadense e Luís Milheiro, presidente da SCALA.

A sessão foi aberta por Luís Milheiro, que fez um retrato breve do cidadão e amigo, focando o seu sentido civico e o orgulho de ser português, bem patente nos seus quadros.
O escritor Artur Vaz fez a apresentação do catálogo, com a apreciação artística de António Gageiro e da sua obra.
Abrantes Raposo, complementou a apresentação com a leitura de um poema que lhe dedicou.
Armando Correia, em representação do Munícipio, teceu palavras de agradecimento a todos os presentes e à família de António Gageiro, que infelizmente não conheceu, mas que pelos testemunhos, deveria ser uma excelente pessoa. Acrescentou que a Autarquia teria todo o gosto em ficar com alguns exemplares do Álbum, "António Gageiro e a Sua Arte", para distribuir pelas bibliotecas e escolas do concelho.
João Gageiro, comovido, agradeceu a presença dos familiares e amigos, o apoio da Câmara Municipal, as palavras elogiosas de Artur Vaz, em relação a seu pai, deixando um agradecimento especial a Abrantes Raposo e a Luís Milheiro, as duas pessoas que tornaram possível esta homenagem.

A SCALA Informa que a exposição estará patente na Sala Pablo Neruda até ao dia 7 de Fevereiro, no horário de funcionamento normal do Fórum Romeu Correia.

As fotos são da autoria de Eugénia Sousa e Luís Milheiro.

Sem comentários: