sexta-feira, março 05, 2010

Tertúlia de Abril em Março


A presença do coronel Vasco Lourenço, uma das principais figuras do "Movimento dos Capitães", e posteriormente, do MFA, na nossa "Tertúlia do Dragão", excedeu as melhores expectativas.

O "Capitão de Abril" Vasco Lourenço falou de uma forma concisa e transparente das razões que despoletaram o "Movimento dos "Capitães", e posteriormente a Revolução de Abril. Salientou o desapego ao poder dos militares, frisando que o seu grande objectivo foi criar condições para a realização de eleições livres e consolidação da democracia, ao mesmo tempo que desmontava alguns mitos, que são sempre colados à história.

Acabou por saber a pouco, pois o tempo passou num instante e quando olhámos para o relógio tivemos de terminar a sessão, porque havia horários a cumprir. E ainda havia tanto a dizer...

Temos a certeza que todos os nossos associados e amigos que encheram a sala do primeiro andar do "Dragão Vermelho", saíram mais enriquecidos deste serão, em relação à história recente do nosso país.

É importante salientarmos o papel de outro "Capitão de Abril", o coronel Sanches de Almeida, que para nós é apenas o Carlos Guilherme, um grande associativista local, tal como foi seu pai, António Henriques. Foi ele o ponto de ligação entre a SCALA e o seu camarada e amigo, Vasco Lourenço.

(foto: Elsa Carvalho)

Sem comentários: