segunda-feira, junho 10, 2013

À Descoberta de Antero de Quental e de Portugal


A palestra do professor Américo Morgado do último sábado sobre Antero de Quental, foi de tal forma rica e interessante, que fez com a plateia que encheu os "Doces da Mimi", levantasse uma série de questões pertinentes, que acabaram por "desaguar" nesta crise que nos "devora" e na maneira de se ser português.

De Antero sobressaiu sobretudo a sua riqueza como pensador, poeta e ideólogo, além do seu encanto, inclusive físico, numa excelente viagem biográfica guiada pelo professor Américo. 

De Portugal, na tal viagem em busca da nossa  identidade e das influências internas e externas que sofremos, para sermos este povo, tão apreciado no exterior e quase amaldiçoado no interior, destacou-se o grande entusiasmo pela temática, ao ponto de quase todos os presentes oferecerem o seu ponto de vista, numa amena discussão, à descoberta de nós.

Falou-se do clima, da influência de outros povos, e claro de um país feudal que durou tempo demais, assim como a influência de uma igreja, que se preocupou sempre mais com o poder que com o povo. Como não podia deixar de ser, Salazar também apareceu, pelas piores razões, claro.

Não se chegou a nenhuma conclusão, mas repartiram-se pontos de vista e saímos todos dos "Doces da Mimi" mais enriquecidos graças a esta saudável troca de ideias.

Sem comentários: