segunda-feira, setembro 19, 2016

A Conversa de Ontem à Tarde Esteve Boa


Ontem à tarde os três fotógrafos scalanos, Aníbal Sequeira, Luís Eme e Modesto Viegas, marcaram presença na Oficina de Cultura, para conversarem com o público sobre a fotografia, a exposição e tudo o que quisessem saber (e eles soubessem responder...).
Aníbal Sequeira falou da sua longa experiência como fotógrafo, com especial relevo para os tempos em que era ele que fazia as suas fotografias, em que as mãos tinham um papel essencial no seu laboratório, no manuseamento das imagens e no destaque que dava a ou retirava a cada pormenor... Modesto Viegas disse que as coisas não mudaram assim tanto, já que ele faz quase a mesma coisa, só que utilizando o computador...


Luís Eme disse estar em desvantagem em relação aos dois "mestres" e amigos, pois as suas fotografias deviam muito pouco à ciência. Era o seu olhar quem mais ordenava, na composição e também na procura da diferença, em busca da "originalidade", essa coisa rara...
Depois ouviram algumas opiniões, positivas, sobre as suas imagens. Satisfizeram a curiosidade de todos aqueles que quiseram saber como foi possível obter algumas imagens, falaram da importância da luz, especialmente o Modesto, que tem de começar a fotografar cedo para apanhar voos limpos das aves que escolhe. Aníbal contou a história de algumas fotografias, identificando mesmo algumas das pessoas que fotografou.
Os três amigos estiveram de acordo em relação à facilidade com que hoje se obtêm imagens. E sabem que da quantidade surge a qualidade, pelo que é mais fácil aparecerem excelentes fotografias. Mas não se esqueceram de frisar que tirar uma fotografia não é a mesma coisa que fazer fotografia.

(Fotografias de Gena Souza)

Sem comentários: