terça-feira, setembro 27, 2016

Jukka Murtosaari (1963 - 2016)


Soubemos há poucos dias do desaparecimento do nosso associado, Jukka Murtosaari, um artista plástico e ilustrador finlandês de grande valia.

Além de viver sozinho Jukka era  avesso às novas tecnologias, não possuía telemóvel nem utilizava a internet. Isso explica o facto de as pessoas mais próximas só terem dado pela sua falta alguns dias depois de ter falecido. Uma das causas prováveis da sua morte poderá ter sido a sua dependência de insulina (por vezes esquecia-se de se automedicar...).

Fez-se sócio da SCALA em Outubro de 2009 e a partir desta data participou sempre na "Festa das Artes da SCALA", com trabalhos de grande beleza e qualidade. Embora ainda tivesse dificuldade em se expressar em português, foi sempre agradável no trato.

Como era bastante discreto, era difícil aparecer em qualquer fotografia. Mas lá encontrámos uma imagem que publicamos, e que tem ainda outra particularidade, o Jukka esta a desenhar, pois ele brindava-nos sempre com um "boneco alegre" no livro de visitas da Oficina de Cultura na nossa Exposição Anual...

Infelizmente ficámos todos mais pobres, especialmente os seus amigos mais próximos e familiares.

(Fotografia de Luís Eme)

Sem comentários: