sexta-feira, julho 18, 2014

As Quadras Populares de 2014


 
Na tarde de 12 de Julho decorreu no Convento dos Capuchos, com bastante assistência, a atribuição dos prémios do concurso de Quadras Populares, o 19ª, numa organização da SCALA e Câmara Municipal de Almada
Nesta edição de 2014 concorreram 292 poetas e poetisas de todo o país com um total de 876 quadras que um júri composto por Gertrudes Novais, Luis Alves representantes da SCALA e Dra. Maria Adelaide Paredes, representando a C.M.A. tiveram o labor de escolherem 30 menções honrosas e os três primeiros prémios.
Com a mesa composta pelo Vereador António Matos, Luis Alves e Luis Costa representando a direcção da SCALA, Maria Gertrudes Novais, com a sua habitual desenvoltura, foi declamando as trinta e três quadras premiadas e entregues os respectivos prémios aos presentes.
 
1º Prémio: atribuído a Emília de Almeida Esteves (Porto)
 
De povo se fez a história.
Cravos rubros... Madrugada!
Permanece na memória:
-É São João em Almada!...

2º Prémio: José António de Azevedo (Cascais)
 
Foi São João que inspirou
Cada verso que componho
Quando a memória guardou
Almada em forma de sonho...

3ª Prémio: Maria Cristina Calixto (Cascais)
 
És a memória que temos
Almada, nossa ilusão
Doce fogueira onde ardemos
Na noite de São João

Os troféus, magnificas obras de arte, foram concebidos por Luísa Moreno.
 
 A sessão terminou com um momento musical, por um excelente trio, com Telmo Lopes ao piano, Armando Fonseca no acordeão e a belíssima voz de Cristina Andrade a executarem alguns trechos da música popular portuguesa.

                                                               (Texto de Diamantino Lourenço) 
 
Nota: foram pedidas fotografias à Câmara Municipal de Almada sobre o evento, que não nos foram enviadas até à data de hoje, pelo que utilizámos uma imagem de S. João Baptista (Convento de Mafra).

Sem comentários: