domingo, fevereiro 27, 2022

A 27.ª Festa das Artes da SCALA


A 27.ª Festa das Artes da SCALA está em exposição na Oficina de Cultura de Almada - Praça S. João Baptista - e pode ser visitada até 12 de Março, com trabalhos de fotografia, pintura, escultura e artes decorativas.

Não deixa de ser curioso, que passados todos estes anos, continue a aparecer, sempre, uma ou outra pessoa, que expõe na nossa "Festa" pela primeira vez.

Ou seja, a SCALA não perdeu essa aura de estar aberta a todos e a todas, com todos os "perigos" que essa liberdade criativa acarreta. Isso nota-se através da críticas de muitas pessoas, que acham a exposição colectiva "desequilibrada", ou seja, tem óptimos trabalhos e péssimos trabalhos. E por muito que se explique que não é feita qualquer selecção, há artistas que não compreendem (lembramos que nos primeiros anos houve mesmo quem deixasse de expor, por não se querer "misturar com a vulgaridade"...).

O único problema que existe, reside nos próprios associados, que deviam ser os primeiros a fazer uma autocrítica e a perceber que as suas obras não cumprem o mínimo que se exige a uma obra de arte exposta ao público. Agora a SCALA deve continuar fiel aos seus princípios, de tentar - essa quase "utopia" - que a arte chegue a toda a gente.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


Sem comentários: