sábado, julho 20, 2024

Mário Nery: a arte, a generosidade e a discrição de mão dada


Mário Nery tem sido um artista plástico fundamental para o reconhecimento da SCALA, enquanto associação artística no Concelho de Almada, graças à sua qualidade como desenhador e pintor.  

Fez-se associado logo nos primeiros anos, tendo feito parte também dos nossos Corpos Gerentes. Além da sua participação como artista, deu ainda uma ajuda preciosa na organização e montagem de algumas exposições, sempre que foi necessário.

O Mário e a sua esposa, Emídia, foram presenças habituais nas "Tertúlias do Dragão", fazendo parte integrante da "família tertuliana scalana" (só deixaram de aparecer devido a problemas de saúde da Emídia), ao ponto de Nery se ter tornado o nosso "desenhador oficial das tertúlias" oferecendo-nos desenhos cheios de humor, que retrataram muito bem algumas das temáticas discutidas nesses saudosos encontros de cultura e de amizade de Almada.

Provavelmente devido à sua discrição (e à nossa desatenção...), não se deu destaque merecido ao presente que o Mário Nery ofereceu à SCALA, na inauguração da Sede/ Galeria, onde ainda nos encontramos, um bonito retrato de Fernando Pessoa.

Felizmente ainda vamos a tempo de enaltecer a sua qualidade como artista e como ser humano.

(Gente da História da SCALA - XX)

(Fotografia de Américo D' Souza da inauguração da Sede Social da SCALA, com Mário Nery acompanhado de Joaquim Judas, Presidente do Município de Almada, Gena Souza e o Luís Milheiro, dirigentes da casa)


Sem comentários: