segunda-feira, janeiro 21, 2019

A SCALA e "O Almadense"...


O fundação da SCALA não se pode dissociar - nem deve - do aparecimento da nona série de "O Almadense", um semanário histórico, quase sempre republicano, que foi proibido após o Movimento Grevista de 18 de Janeiro de 1934, quando tinha como director Felizardo Artur.

Dizemos isto, por que acabaram por ser dois processos quase paralelos. Aliás, o primeiro contacto que tivemos com alguns dos fundadores da SCALA foi numa reunião que se realizou num café do Centro Comercial M Bica, no final de 1993, graças ao "O Almadense". Fomos convidados por Henrique Mota (pai), para esse encontro, na nossa qualidade de jornalista (sem pensarmos na época que acabaríamos por ser também associativistas...), para uma possível colaboração com o jornal, cujo número zero sairia em Junho de 1994, durante o Campeonato da Europa de Andebol, que se realizou em Almada, tendo como director, Fernando Barão.

O mais curioso, é que esta vontade de dar vida a mais um jornal em Almada, acabaria por ditar a primeira cisão no seio da SCALA, com dois fundadores, que apenas o são de nome, pois nunca participaram em qualquer actividade como sócios da nossa Sociedade (Gil Antunes e Manuel Lourenço Soares, o primeiro director do "Jornal de Almada" e o segundo seu redactor), após a sua fundação, porque não aceitaram de bom grado a possível "concorrência" jornalística...

Sem comentários: